RSS

Atletas de Cristal...

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Na minha profissão lidamos com muitas pessoas, de todas as idades, meios e mundos. Entre bebés, jovens e adultos, trabalho ainda com atletas especiais... os de cristal.

Falo dos nossos idosos, uma relíquia que a nossa sociedade desvaloriza e esconde num quarto escuro e abafado porque se tornou obsoleta e sem aparente valor.

Ali os deixa, entregues ao pó do esquecimento e do tempo, até que o maquinista do comboio da vida pare na sua estação e se lembre de os levar numa nova viagem. Mas alguns ainda se recusam a parar e agitam as massas!

Divirto-me muito a trabalhar com eles, e aprendo com cada história e aventura que relembram melhor do que aquilo que comeram no dia anterior.

Hoje tive uma surpresa/susto! Trabalho com uma Sra. muito catita (chamemos-lhe Relíquia) que há cerca de um mês caiu e ficou imobilizada em casa, sem poder ir aos seus chás, ao centro de dia e à sua missa (que lhe traz mais benefícios que os milhentos remédios que toma).

Ora a minha Relíquia tem trabalhado muito bem na Fisioterapia e já se estava a sentir um pouco melhor. No entanto, a sua cabecita já não está a 100% e baralhava algumas (muitas) coisas.

Quando não é o nosso espanto, quando hoje, apanhando o filho na casa de banho a tratar da sua higiene pessoal, vestiu-se, pegou nas chaves e toca de sair de casa! O rapaz, quando saiu achou estranho o silêncio da casa e foi procurar a mãe... nada de Relíquia.

Assustado desatou a correr escada abaixo, à sua procura. Sai porta fora do prédio, olha para o outro lado da estrada e lá se depara com a nossa Relíquia, toda consoladinha a vir da igreja... sem dentes (esqueceu-se de introduzir a placa no seu plano de fuga)!

Lá levou um raspanete (ao qual não ligou nenhuma), e feliz por ter recuperado a sua independência e funcionalidade lá regressou a casa cheia de novidades da rua para contar.

Agora que está melhor, vou dar-lhe alta e suspender os treinos... Estou muito orgulhosa desta minha atleta de cristal... mas não deixo de pensar que contribuí para criar um pequeno monstrinho! De "pernas novas" ninguém a pára...

Esta atleta ainda tem muito para dar, porque felizmente os filhos não se esqueceram da sua importância e acreditaram que investir no seu bem-estar é investir na felicidade de toda a família.

Os nossos atletas de cristal ainda têm muito valor. Não os esqueçamos!!!

0 comentários: