RSS

Feng Shui...

domingo, 30 de março de 2008

Quando morava em São Miguel, nos Açores, numa casinha que mais parecia de bonecas de tão pequena que era, volta e meia, aos Sábados de manhã, abria as janelas, ligava uma música bem alegre e fazia uma limpeza a fundo... até mudava os móveis de sítio!

Sentia-me tão bem, quando mudava a cama de direcção ou arrastava o armário para o outro extremo do quarto... parecia que o ar ficava renovado... mais fresco e luminoso! Mal sabia eu o bem que me fazia...

No outro dia, arrastada pelas minhas curiosidades curiosas, estava a ler um livro de Feng Shui (uma antiga tradição chinesa taoísta que estuda a forma como os objectos afectam a energia e a forma como essa energia afecta as nossas vidas) e descobri que é muito salutar "agitar as águas" da casa.

Segundo esta filosofia, a desordem tem um efeito estagnante em termos energéticos, como se por não mexermos e limparmos as nossas coisas, energéticamente elas ficassem insalubres, como um pântano fétido. Dizem que " o universo não pode verter energia nova dentro de uma "taça" se ela estiver constantemente cheia de algo velho". Interessante...

Ainda sem saber, quando estava prestes a vir embora para o Continente, fui ao meu armário e fiquei a olhar por uns momentos... pensei em todas as roupas que via ali dentro e quantas delas eu não usava há mais de um ano... Moral da história, tirei tudo para fora e fiz 3 pilhas de roupa: uma que usava com frequência, uma que não usava há muito tempo mas... e uma que tinha a certeza que não iria voltar a usar porque se não usei num ano porque vestiria agora?

Então depois de muito matutar, guardei de volta a pilha de roupa que costumava usar... Todas as outras guardei em sacos bem arrumadinhos e... DEI! Procurei uma instituição que apoia famílias com dificuldades e pessoas sem abrigo e ofereci, porque não me fazia sentido ter guardadas coisas que poderiam muito bem contribuuir para a felicidade de outras pessoas.

Não nego que pensei "se calhar vou precisar delas, poderão vir a ser-me uteis um dia", mas felizmente isso não me impediu e mais tarde, percebi que foi o melhor que fiz.

O Feng Shui diz que se mantivermos um objecto só porque um dia pode vir a fazer falta, estaremos a dizer a nós próprios e ao Universo que, se um dia precisarmos do objecto não teremos posses para o adquirir, e por consequência, sem intenção, estaremos a promover a nossa consciência de pobreza, sufocando a esperança, porque não atraímos para nós o melhor!

Confuso? Inteligente! Lei da Dádiva... Dar para receber! Manter a energia a circular!

Conclusão: sejamos limpinhos!

0 comentários: